Ir para o conteúdo

Seis erros para ser obeso

causas-obesidade-infantil1

1- Ignorar as calorias totais da dieta

A alimentação desequilibrada é um dos principais fatores relacionados à obesidade. Tudo começa estabelecendo um limite máximo de calorias que podem ser consumidas diariamente. Uma pessoa acima do peso provavelmente ingere muito mais calorias do que seu metabolismo é capaz de queimar.

2- Fazer escolhas pouco saudáveis à mesa

Bobagem ficar dentro das calorias previstas para o dia se os alimentos que você consome têm valor nutricional nulo. Os açúcares são os grupos de alimentos mais presentes na alimentação. Aprender a montar um prato colorido com muitas frutas, legumes, verduras e proteínas e uma parcela menor de carboidratos, faz parte da reeducação alimentar.

3- Manter o sedentarismo

O método mais eficaz para perder peso é combinar exercícios aeróbios, como a caminhada, com exercícios resistidos, como a musculação. Juntos, eles não só combatem a obesidade, como ainda ajudam no controle da esteatose hepática não alcoólica (acúmulo de gordura no fígado).

4- Perder o controle da ansiedade

A obesidade é uma doença multifatorial e, na maior parte dos casos, está ligada a disfunções emocionais. Grande parte dos pacientes sofre de ansiedade, estresse e outros problemas que podem levar à compulsão alimentar. Por isso, incluir um terapeuta comportamental no tratamento da obesidade pode ser fundamental para alcançar o sucesso.

5- Não adotar mudanças de hábitos prejudiciais

Não tem como emagrecer se não mudar hábitos de vida prejudiciais como tomar refrigerantes diariamente, comer doce, tomar bebida alcoólica em excesso e comer muito a noite. Para emagrecer tem que se sentir estimulado a mudar completamente de vida começando a praticar exercícios, investir na reeducação alimentar e, de quebra, ainda adotar outros hábitos saudáveis como medida de prevenção da saúde.

6- Retomar os erros após a perda de peso

A pessoa com tendência a ter obesidade não pode vacilar. Hábitos saudáveis adotados para perder peso devem ser mantidos mesmo após alcançar a meta. Muitos acabam retomando os quilos perdidos porque deixam a disciplina de lado com o tempo. Comer bem, praticar exercícios e fazer check-up no médico regularmente deveria ser regra na vida de todas as pessoas durante a vida inteira.