Ir para o conteúdo

RPG – Reeducação Postural Global

RPG.fw
O que é RPG ?

 

A RPG (Reeducação Postural Global) é uma técnica que foi desenvolvida na França por Philippe Emmanuel Souchard. E a terapia mais indicada para a correção das alterações posturais, na qual o fisioterapeuta corrige deformidades na coluna vertebral, melhorando a postura e a qualidade de vida. O tratamento é individualizado e aplicado por fisioterapeutas especializados.

 

A Técnica ?

A RPG inicia com uma avaliação global, onde se observam todas as desarmonias do corpo, e se identificam quais cadeias musculares são responsáveis por essas alterações. O trabalho é feito através de posturas ativas, ou seja, o fisioterapeuta interage todo o tempo com o paciente, dando o comando verbal (orientado), além de corrigir através de manobras a postura. Tais posturas visam ao equilíbrio do tônus muscular (fazer com que o tônus oscile dentro de uma faixa de normalidade). Busca-se a melhora da postura através da mudança da imagem corporal.

A diferença de um tratamento clássico e o método de RPG é que este vai identificar o comprometimento da cadeia muscular a qual o segmento enfermo pertence e, a partir daí, tratar as causas e consequências do problema.

Além disso, a RPG tem sido muito utilizada nos pós-operatórios.

O tratamento é realizado de 1 a 2 vezes por semana, conforme a avaliação do profissional Fisioterapeuta.

Quais as indicações do método de RPG?

O RPG é indicado para diversas enfermidades como:

Dores na coluna vertebral;
Desvios posturais (escoliose, cifose, lordose, etc.)
Hérnia de disco;
Dores musculares agudas e crônicas;
Doenças ocupacionais (LER, bursite, tendinite, etc.)
Cefaléia (dores de cabeça);
Pé plano e Pé cavo;
Asma e bronquite;
Obesidade;
Após gravidez;
Stress;
Estética corporal.

Kinesio® Taping  virou febre nas ultimas Oimpíadas de Londres 2012

 

 RPG1

RPG2

Curso Oficial Internacional de Kinesio® Taping

O método Kinesio® Taping é muito provavelmente uma das técnicas de tratamento musculoesquelético, miofascial e neuromuscular mais extraordinárias já criadas.
Este método foi desenvolvido há cerca de 25 anos no Japão pelo Dr. Kenzo Kase e utiliza apenas o tape Kinesio® Tex, um produto patenteado e de arquitetura única no mercado.

Em que consiste o método Kinesio® Taping?

O princípio diferenciador do método é a sua capacidade de ajudar o sistema circulatória, linfático, muscular e neurológico por meio principalmente dos estímulos sensoriais enviados pela Kinesio Tex.. O método Kinesio® Taping consiste na colocação de bandagens Kinesio® Tex seguindo um conjunto de princípios específicos que direcionam inicialmente para uma avaliação clínica e em seguida do desenvolvimento do raciocínio clínico para a aplicação.

Veja um vídeo sobre o método: http://www.youtube.com/watch?v=1yJVQuuRRKA

Quais os efeitos fisiológicos do Kinesio® Taping?

Permitirá reduzir substancialmente os períodos de recuperação e melhorar os níveis de aptidão através do Alívio da dor,
 Assistência ao movimento;
Remoção de fluídos linfáticos e sanguíneos;
Ajuda no posicionamento correto de um músculo ou articulação;
 Melhoria da consciência cinestésica da postura e do alinhamento articular;

Ajuda o músculo fragilizado e inativo a assumir a sua posição ou ativação normal. Sendo Utilizado em vários tipos de Tratamento.

Descubra sobre algumas aplicações e informações da Kinesio® Tex Tape: www.kinesiotaping.com

Estudos científicos:

É o único método de bandagem que possui uma comissão científica desenvolvendo e incentivando a cientificidade do método que está em constante evolução.


Veja alguns estudos clicando no link seguinte: http://www.kinesiotaping.com/global/association/research.html

 

Porquê um curso oficial Kinesio® Taping?

Tem havido um número crescente de supostos cursos de Kinesio® Taping que, na verdade, não são reconhecidos pela KTAI (Kinesio Taping Association International) e que correspondem a utilizações abusivas da marca Kinesio®.
 Ninguém tem o direito de utilizar esta marca para o ensino da técnica a não ser que seja Certificado como Instrutor pela Kinesio Taping Association International– KTAI. Todos os cursos ministrados não oficiais de bandagens elástica são de certa baseados ou copiados do método original criado pelo Dr. Kenso Kase. “Em todo o Estado do Mato Grosso somos ao todo 38 profissionais com Certificação Internacional Kinesio Taping, curso esse ministrado pelo Dr. Thiago Vilela Lemos uns dos 4 Profissionais no Brasil Autorizado a ministrar o curso de Kinesio® Taping.” (Relata Dr. Helmut José Preza Daltro)

Sendo que a Clínica Anjos do Peso conta com 3(três) Profissionais com esta Certificação Internacional sendo estes profissionais Fisioterapeutas e Educador Físico.

 

Dr. HELMUT JOSÉ PREZA DALTRO  ( Fisioterapeuta /Crefito 9 – 58692-F)

Fisioterapeuta da Clínica Anjos do Peso

Coordenador do Curso Oficial e Internacional de Kinesio®Taping no Estado de Mato Grosso